Quantos anos tem o meu filho?

Estou na luta contra a balança!

Emoções


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

sábado, 26 de julho de 2008

Dia dos Avós



26 DE JULHO - DIA DOS AVÓS

O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afectivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação dos seus netos, com a sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar a vivenciar os frutos do seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. in Portal da Família

Felizmente ainda tenho uma avó. É uma vóvó muito querida. Tem 80 anos, mas é muito jovem de espírito e acompanha os tempos sempre de uma forma muito lúcida. Até navega na internet! :) Tem uma garra e uma força interior muito grande e leva a vida de uma forma muito independente. Sempre teve o coração cheio de amor para ajudar a criar os netos e agora os bisnetos. Com grande "genica" brinca com eles com grande vontade e alegria! É uma super Vóvó e por isso aqui lhe deixo uma merecida homenagem, com este poema bonito:



Cada ruga tua representa uma história
E são tantas...
Quantas experiências...
Quantas histórias para contar...
Quantos conselhos para dar...
Quanta paciência para nos suportar...
Esqueceu a sua vida, para viver a nossa
Sempre cheia de atenção,
De carinho,
De amor.
Uma advogada na nossa vida
Mediadora nas nossas decisões
Tu és o meio termo...
O equilíbrio...
A palavra de esperança
O colo que aninha
O ombro que apesar de cansado... apoia
O olhar de complacência
O oásis da segurança que acalma a sede
E alimenta o corpo
Tu és tudo de bom e de belo
Minha avó querida.


AVÓS: QUE PAPEL DESEMPENHAM NA VIDA DOS NETOS?

Os avós podem educar de muitas maneiras!
Ser avô é uma fase da vida que deve estar cheia de satisfações e diversão, especialmente quando não são os principais responsáveis pela educação das crianças.
Hoje em dia, existem cada vez mais casamentos nos quais ambos os Pais trabalham.
Desta maneira, os avós voltam a ser os principais formadores de crianças, uma vez mais.
Esta é uma tarefa importantíssima, no entanto, muito pesada, já que os avós não contam com a mesma energia dos tempos passados e, muitas vezes, a mesma autoridade.
Então, de acordo com o papel desempenhado na vida dos seus netos, as suas atividades e responsabilidades serão distintas.
Se vêem os netos periodicamente, exclusivamente como visitas, o papel é claro: são avós e, como tais, podem dar caramelos e deixá-los dormir mais tempo do que o necessário. Mimá-los, em toda a extensão da palavra.
Porém se, diariamente, a sua função é de criá-los enquanto os seus filhos estão a trabalhar, então os privilégios mudam. Os avós tornam-se “pais secundários”, por este motivo a formação dos netos adquire um lugar prioritário nas suas vidas e a disciplina e autoridade devem ser aplicadas, sendo mais esporádicos os “momentos divertidos”.
As complicações que esta responsabilidade traz consigo são muitas: o dilema de querer mimar o neto versus a necessidade de educá-lo adequadamente, o possível desacordo que possa existir entre a linha aplicada pelos pais do neto na educação do mesmo, o reconhecimento de que os seus projectos pessoais passam para um segundo plano.
Devem lembrar que primeiro estão as crianças e não o seu gosto por fazer o que querem. Conhecendo o papel que jogam na vida dos seus netos, saberão a função que têm que desempenhar.
Se assumirem a responsabilidade de ser formadores, o preço a pagar é o de ser avó de tempo integral.
Desta maneira, funcionar como avós ou como formadores deve ser uma decisão que somente os nossos pais devem tomar. Nós, como seus filhos, devemos respeitar e aceitar os seus limites e disposições com agradecimento, já que temos de reconhecer que eles já cumpriram com a sua função de pais e, se aceitarem cuidar das crianças enquanto estamos a trabalhar, estarão a fazer muito mais do que cumprir as suas responsabilidades ou obrigações, pela simples generosidade do seu coração. in Portal da Família

Quero aproveitar este texto e esta oportunidade, para agradecer à minha Mãe, que tem um papel muito activo na formação do meu filho, já que devido ao meu trabalho, não tenho o tempo que gostaria para estar com ele.
É ela que o vai buscar à escola todos os dias e o apoia nos trabalhos de casa, brinca com ele, dá-lhe banho e jantar até eu chegar! É uma preciosa Avó que ajuda imenso!
Agradeço também à minha Sogra que está sempre disponível e sempre com muito gosto, fica com o neto alguns dias nas férias e aos sábados. E sente uma enorme alegria por ter o neto por perto.

OBRIGADA ÀS DUAS AVÓS DO MEU FILHOTE KIDO!!! BEM-HAJAM!!!

5 comentários:

Dois Rios disse...

Já não tenho avós há muito tempo, mas adotei e fui adotada por muitos outros que me deram e receberam muito amor. Com cada um deles aprendi um pouco do que sou.
O meu mais afetuoso beijo a todos os vovôs e vovós.

Beijo,

Pena disse...

Linda e Maravilhosa Amiga:
Como sempre deixa-nos um texto muito belo, sensível e com a sua magia doce de encantar.
Com o respeito e a admiração que tenho por si, digo-lhe com humildade e franquesa que este Post fascina em tudo o que escreve deliciosamente.
Tenho sentimentos e vivo deles. Não sou indiferente, nem posso.
Sou humano e vivo de um humanismo franco e sincero.
A perfeição não existe. Todos temos os nossos defeitos.
Sim! As suas palavras deixam-nos alucinados por tanta beleza e carinho que sente por uma avó, por um avô, por todas as avós e avôs do Mundo.
Sabe, é isso que a torna peculiar e diferente. Vive com intensidade essas qualidades que todos apreciam e já descobiram em si.
Possui uma ternura indescritivel e maravilhosa.
Do lindo texto que é doce e terno, destaco um pormenor de tanta beleza e encanto que me deixa sem
palavras:

"...Quantas histórias para contar...
Quantos conselhos para dar...
Quanta paciência para nos suportar...
Esqueceu a sua vida, para viver a nossa
Sempre cheia de atenção,
De carinho,
De amor.
Uma advogada na nossa vida
Mediadora nas nossas decisões
Tu és o meio termo...
O equilíbrio...
A palavra de esperança..."

Olhe, o fascínio que mora em si é pura e simplesmente sublime.
Entenda, é sublime!
Bj amigos de muito respeito, estima e carinho.
Completamente deslumbrado pela forma como dá valor às pessoas e às"coisas" do Mundo.

pena

MUITO OBRIGADO!

Luna disse...

A minha mãe dizia que os pais eram para educar, os avos para estragar, mas tenho opinião diferente, penso que os avós devem de ser o complemento dos pais e em especial a união da família, onde as varias idades estão presentes, só assim se aprende o respeito e o amor pelas varias gerações

beijinhos

Menina disse...

Tenho 3 avós lindos: uma de 90 anos, outra de 80 e um avô de 83 e é engraçado porque a minha avó mais velha tem uma mentalidade mesmo jovem, muito mais jovem que muitas pessoas..

Ontem não pude estar com eles, mas hoje já estou =)

beijinhos grandes e bom domingo! ****

Unknown disse...

Que bonita homenagem aqui fazes a todos os avós! Pois se há quem mereça estas palavras tão bonitas, são eles sem dúvida!

Os meus quatro velhotes para mim são sinónimo de pureza! Eles são a vida, são a sabedoria, são o conhecimento, são a força, são o amor! O orgulho que tenho por eles é tão grande, mas tão grande...
As minhas duas velhotas, e um dos velhotes continuam neste mundo com tanto para (me) dar! O meu outro velhote deixa saudade. Vi-o partir há tão pouco tempo e infelizmente a ferida parece não sarar como devia! Ficou um vazio que jamais será tapado, mas com o tempo tenho a certeza que aprenderei a adapatar-me a ele, e a adaptá-lo a mim...


Bem, minha Pipinha... O poema que escreveste é tão bonito, tão doce! Adoro!

Aqui deixo um beijinho e um abracinho cheio de amizade!

A tua pequena Rita