Quantos anos tem o meu filho?

Estou na luta contra a balança!

Emoções


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A minha profissão

Hidroginástica




Natação



Porque adoro aquilo que faço, vou partilhar convosco a minha profissão e mostrar-vos algumas fotos das 2 modalidades que lecciono: natação e hidroginástica.

Natação é a actividade física do homem e de outros animais que consiste em deslocar-se, por meio de movimentos dos braços e pernas, dentro d´água. A natação era originalmente um meio de sobrevivência do homem, que em tempos primitivos precisava fugir de animais maiores ou caçar a sua alimentação por entre rios e lagos. Actualmente a natação é sobretudo um método de lazer e um desporto, sendo utilizada eventualmente para salvar pessoas do afogamento. Também existe o nado associado a trabalho, como no caso dos apanhadores de pérolas, alguns tipos de pescadores e aos cientistas que investigam a fauna e flora marítimas. Diversos animais possuem a capacidade de nadar por instinto; já o homem precisa desenvolvê-la. No entanto, uma vez aprendida, jamais é esquecida. Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes.

A natação insere-se dentre os desportos aquáticos. O objectivo de uma competição de natação é determinar qual o nadador mais rápido. Existe uma série de regulamentos acerca das competições da natação. A regra básica separa o modo pelo qual o atleta ganha impulso na água em quatro estilos diferentes:
- crawl
- costas
- bruços
- mariposa
A Hidroginástica é uma actividade física orientada, realizada em piscina que conjuga movimento, água e música; três elementos básicos para a vida, pois o corpo precisa de movimento, para manter as suas funções essenciais e de música, por esta ser a mais universal das linguagens; proporciona-nos alegria, motivação e estímulos para fazer exercício ou relaxar. A Hidroginástica é uma combinação destes três elementos fundamentais para as nossas vidas, por isso é apropriada para todas as idades na fase adulta, para todos os níveis de capacidade motora e a resistência da água assegura, que o praticante não trabalhe para além das suas capacidades. A frequência cardíaca em exercícios na água, é mais baixa do que, quando se realizam exercícios com intensidade similar fora desta, trabalha músculos que raramente são usados fora de água e força o praticante a manter uma estabilidade abdominal durante os movimentos, o que implica uma correcção postural. A pressão da água sobre o corpo, faz com que não haja dores musculares no dia a seguir ao exercício; apesar de transpirar, nunca se sentirá suado e não precisa saber nadar.

Façam exercício pela vossa saúde!!!

2 comentários:

Minita Pablo disse...

E um beijinho muito grande para a minha professora linda que é uma excelente trainner.

Há, já aprendi a dar cambalhotas e a fazer as viragens!!!! E graças a quem??? À minha xiripiti!!!

As aulas contigo dão-me sempre muita pica e nunca são bored. És muito boa naquilo que fazes, e eu gosto muito de te ter como " swimming lecture".

Beijoossss, minha xiripitizinha linda!!!

Pipinha disse...

Ohhh xiripiti kida!!! Obrigada!!!
És uma aluna muito aplicadinha, por isso aprendeste depressa as viragens!! :)
Beijinhos e abraço apertadinho.