Quantos anos tem o meu filho?

Estou na luta contra a balança!

Emoções


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

sábado, 22 de março de 2008

Gymnaestrada Mundial

Umas das melhores e mais emocionantes experiências da minha vida foi a participação em 5 Gymanestradas Mundias (1987,1991,1995,1999,2003) representando o meu clube de ginástica, o Ginásio Clube Português, mas o mais importante, representando Portugal!
Desde que fui à primeira (em 1987 em Herning, na Dinamarca) que me apaixonei por esta experiência de viver uma semana exclusivamente dedicada à ginástica, ao calor humano e ao convívio com colegas e pessoas de todo o lado do mundo.
Só quem já participou nesta experiência, sabe definir a felicidade e a emoção que é participar num evento tão magnífico quanto este.
Somos nós, atletas, que temos que pagar todas as nossas despesas da viagem e equipamento para o evento, mas o dinheiro investido vale muito a pena pela experiência vivida nessa semana inesquecível!!
Por questões financeiras, não pude participar na 13ª edição, em Dornbirn na Áustria, com muita pena minha, mas vou fazer todos os possíveis para estar presente na próxima!

**********************************************************************************

Mas o que é a Gymnaestrada?

A Gymnaestrada é o maior evento de ginástica do mundo. Realiza-se todos os 4 anos, desde 1953. Conta com inúmeros voluntários que se voluntariaram para ajudar na organização deste evento. A próxima Gymnaestrada Mundial realizar-se-á em Lausanne, na Suiça, em 2011. Estarão presentes cerca de 22 000 ginastas de todo o mundo, que representarão da melhor forma e originalidade os seus países com esquemas preparados e treinados.

Organização da semana da Gymnaestrada

Durante a semana da Gymnaestrada, inúmeras representações de ginástica são apresentadas ao público, tais como as apresentações de cidade, que envolvem a vila Gymnaestrada e arredores.
Existem também apresentações de blocos com uma duração máxima de 15 minutos dentro dos pavilhões.
No final da semana, é realizada uma Gala FIG (Fédération Internationale de Gymnastique), repetida três vezes, que é apresentada ao público por esquemas escolhidos pela FIG. Normalmente, os atletas que formam a Gala não praticam outros esquemas porque os horários desses mesmos grupos seria muito apertado.
Cada noite, durante a semana da Gymnaestrada, realizam-se galas dos países, que são organizadas pelas Federações de vários países que consistem a mostrar ao público um pouco da história e os hábitos desses mesmos países.

Objectivos

Os objectivos que a Gymnaestrada transmite são a união entre os povos. Não consiste nem na competição ou em outros casos. Os atletas que fazem parte da Gymnaestrada têm o objectivo de representar os seus países, mas não pela competição. Pelo prazer de praticar o desporto e de mostrar a sua originalidade.


Estatísticas da 12ª Gymnaestrada em Lisboa, Portugal

A ante-penúltima Gymnaestrada foi realizada em Lisboa. A organização portuguesa foi considerada melhor organização de todas as Gymnaestradas já realizadas até à altura. Foi também a Gymnaestrada que acolheu mais participantes, quase 25 000 atletas.

A 13ª Gymnaestrada em Dornbirn, na Áustria

Realizou-se em Julho de 2007 este evento que mobilizou novamente 22 000 atletas vindo de todos os cantos do mundo. Todos os dias eram de festa, no centro de exposições de Dornbirn, como nas escolas que acolheram os participantes, juntando-se as diferentes delegações para conviver, como para trocar equipamentos.
Esta Gymnaestrada ficou de certeza na memória de todos os atletas, dos 6 aos 80 anos que passaram por Dornbirn.

Gymnaestradas Mundiais já realizadas e próxima

1ª edição 1953
Roterdão, Holanda
2ª edição 1957
Zagreb, Jugoslávia
3ª edição 1961
Estugarda, Alemanha
4ª edição 1965
Viena, Áustria
5ª edição 1969
Basileia, Suíça
6ª edição 1975
Berlim, Alemanha
7ª edição 1982
Zurique, Suíça
8ª edição 1987
Hernning, Dinamarca
9ª edição 1991
Amsterdão, Holanda
10ª edição 1995
Berlim, Alemanha
11ª edição 1999
Götemborg, Suécia
12ª edição 2003
Lisboa, Portugal
13ª edição 2007
Dornbirn, Áustria
14ª edição 2011
Lausanne, Suíça

Sem comentários: