Exercícios de Yoga para começar o dia em plena forma e cheia de energia
Maria Emilia Kubrusly, Revista Criativa
Dizer ''bom dia'' ao Astro Rei segundo a tradição da yoga é mais do que um simpático ritual: alonga o corpo, melhora a respiração e a circulação e deixa você cheia de vigor. Pode até queimar calorias e dar tónus muscular. Para isso, comece a fazer a sequência uma vez por dia e aumente aos poucos, chegando, no máximo, a 12 repetições. Qualquer pessoa pode fazer a saudação, desde que não esteja com febre nem tenha problemas de coluna, como hérnia discal; grávidas e crianças necessitam da supervisão do professor. Repita com calma os movimentos ensinados aqui pela professora Ana Paula Bragaglia: para os hindus, Súria (deus sol) Namaskara (saudação) é um acto de adoração à vida.
1. Una os pés, deixando o peso do corpo à frente dos calcanhares. Com a coluna direita e os ombros relaxados, ergua o peito e a cabeça, junte as mãos em posição de prece e respire lentamente algumas vezes.
2. Inspire devagar. Junte as mãos abertas e leve os braços para trás, acompanhando o movimento com a cabeça, como se quisesse olhar através das mãos. Mantenha os pés firmes e imagine que seus quadris são o ponto de apoio, mantendo-os estáveis, sem projectá-los para a frente.
3. Solte o ar enquanto leva a coluna para baixo, procurando mantê-la esticada. Relaxe o pescoço, deixando a cabeça solta. Apoie as mãos ao lado dos pés, que continuam firmes no chão. Se necessário, dobre os joelhos.
4. Inspire devagar e dobre os joelhos, mantendo as mãos ao lado dos pés. Leve a perna direita para trás, deixando o pé esquerdo firme no chão. Abra os ombros, erga a cabeça e procure esticar a perna direita, imaginando uma linha recta que vai dos ombros ao calcanhar. Projecte o tronco para a frente, deixando o peso sobre a perna esquerda.
6. Respire normalmente, curvando seu corpo como uma serpente, encostando os joelhos no chão e dobrando os braços. Os dedos dos pés se dobram e ficam apoiados no chão. Deixe o queixo ou a testa tocar o chão, conduzindo o resto de seu corpo, gentilmente.
7. Inspire, alongue os braços, elevando o tronco, mantendo os ombros abertos. Suas costas devem estar arqueadas para trás e as pernas, alongadas. Estique os dedos dos pés, deixando o peito do pé tocar no chão, e olhe para cima, mantendo o peito projetado para a frente.
8. Solte o ar e erga os quadris, fazendo, com seu corpo, um "V" invertido. Mantenha os pés inteiros no chão e tente esticar as pernas. Alongue toda a parte de trás do corpo. O pescoço fica relaxado e a cabeça solta.
9. Inspire e ponha o pé direito entre suas mãos num único movimento. Talvez no começo você precise fazê-lo em dois estágios. Deixe a perna esquerda estendida, o peito do pé encostado no chão. Erga o olhar, mantenha o peito aberto.
10. Solte o ar e dobre o corpo para a frente, mantendo as mãos aos lados dos pés, como no exercício 3.
11. Repita o segundo movimento, agora erguendo o tronco: inspire, una as mãos e leve os braços para trás, arqueando a coluna e mantendo os pés firmes no chão.
12. Solte o ar enquanto volta à posição inicial. Olhe para a frente e mantenha os músculos da face relaxados. Sua cabeça e seus quadris devem estar alinhados sobre os pés. Respire algumas vezes e repita todos os movimentos, invertendo a perna que vai para trás no movimento 4.
3 comentários:
A Saudação Ao Sol!
Adoro a Saudação Ao Sol!
Que LINDO, Amiga!
És mesmo muito querida!
Muito querida és TU!!!! Adoro-te amiga lindaaaaaaaaaaa!
Beijinhos e abracinho apertadinho.
SE eu fize-se isso agora DESCADEIRAVA-ME toda...LOLOLOLO
jocas
Mas gostei das dicas e vou tentar.
Enviar um comentário